Publicidade

  • verde
  • kartucho

Concurso PM PR 2018, edital para Soldado de nível médio em definição

A polícia militar do Paraná tem previsão de divulgar a abertura do edital do CONCURSO PM PR 2018,em breve. E o certame é considerado urgente por parte da corporação. Acontece que as restrições impostas por setores do Governo do Estado em torno do lançamento de um novo edital podem reduzir o efetivo da corporação, pelo menos 4 mil policiais nos próximos anos.

O Deputado Mauro Moraes publicou em seu site oficial a atual situação da Polícia Militar do Paraná, e a previsão para o próximo ano é de que pelo menos 1.500 policiais estarão na reserva em decorrência para quem completa 25 anos de serviço. Por isso a necessidade de realização de um concurso no mais tardar em março de 2018.

É preciso levar em consideração o tempo entre a realização de um processo de seleção e a escola. A reposição de aposentadoria leva pelo menos dois anos para acontecer na prática, quando o policial está apto a trabalhar na rua. De acordo com o deputado Mauro Moraes, já existe uma solicitação para definir a empresa organizadora do concurso da PM do Paraná.

De acordo com o político é esperado a contratação de 5.000 homens, sendo 4.000 militares e 1.000 Bombeiros. No entanto, o deputado informou que é possível a redução de contratação para 2.000 profissionais, sendo 1.500 PM e 500 BM.

Para concorrer a uma das vagas do concurso da PM-PR, o candidato deverá ter diploma, devidamente registrado de conclusão do ensino médio em escola pública ou particular reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino, ter no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição, ou seja, não ter completado 31 anos no primeiro dia de inscrições, e os demais critérios para a posse previstos no edital. A remuneração inicial é de 4.180,07.

O policial tem missão de desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública. A contratação é realizada sob regime estatutário, em conformidade com a legislação constitucional e infraconstitucional aplicável. Assim como aconteceu no último concurso, a expectativa é que os policiais sejam lotados em qualquer uma das unidades pertencentes à Região Militar escolhida.

O concurso da Polícia Militar do Paraná deverá ser composto por, PROVA DE CONHECIMENTOS de caráter eliminatório e classificatório nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório. EXAME DE CAPACIDADE FÍSICA de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório.

EXAME DE SANIDADE FÍSICA de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório. PESQUISA SOCIAL E DOCUMENTAL  de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório.

Para ser nomeado o candidato deverá ter sido aprovado em todas as fases do concurso público e encontrar-se dentro do número de vagas previstas nas respectivas turmas. São requisitos básicos para a posse: ter sido aprovado em todas as fases do concurso, nos termos regulados edital de concurso da Polícia Militar do Paraná, ter nacionalidade Brasileira, estar em dia com as obrigações eleitorais, estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, comprovar conclusão do ensino médio, ter no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição, e não ter completado 31 anos no primeiro dia da inscrição, ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Havendo dúvidas quanto à sanidade física e mental do candidato este não tomará posse e/ou não entrará em exercício e será submetido à inspeção médica. Não haverá reserva de vagas para candidatos julgados inaptos, mesmo que temporariamente, para a posse ou exercício do cargo.

Aprovado no concurso público os candidatos deverão frequentar, na condição de Soldados de 2ª Classe, o Curso de Formação Soldados PM/BM, nos termos definidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar.

O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar será realizado nas Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, no Centro de Ensino e Instrução, assim como poderá ser descentralizado para qualquer Unidade da Polícia Militar no Estado, na Capital e no Interior, preferencialmente na região escolhida pelo candidato para lotação inicial.

O Curso de Formação de Soldado Policial Militar destina-se a propiciar ao militar estadual os conhecimentos necessários à execução de atividades de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, através dos tipos, modalidades e processos de policiamento ostensivo e velado, previstos nas Constituições Federal e Estadual e legislações e atos normativos vigentes, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana, não sendo possível a liberação para frequência a outros cursos ou atividades estranhas à Corporação, sendo possível ainda sujeitar-se ao regime de internato.

As provas de conhecimentos têm previsão de serem aplicadas nas cidades de  Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

A prova tem expectativa de contar com 40 questões e uma redação. A prova poderá contar com questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente, Atualidades e Redação.

A etapa subjetiva da Prova de Conhecimentos, conforme o último edital, deverá consistirá na elaboração de uma redação que será elaborada a partir de um tema proposto, baseado em um ou mais textos ou fragmentos de textos. O candidato adotará uma linha de abordagem utilizando a tipologia textual “Dissertação”, o seu texto deverá apresentar valores, opiniões, crenças, hipóteses, ideias, em suma, os aspectos axiológicos ou cognitivos para esse tipo de produção textual.

O texto deverá ser avaliados nos seguintes aspectos: a) o atendimento ao tema proposto; b) a clareza de argumentação/senso crítico; c) a seletividade de informação; d) a criatividade/originalidade; e) atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa; f) coerência (progressão, articulação, informatividade, não-contradição); g) coesão referencial e sequencial; h) atendimento à proposta e ao gênero ou tipologia textual solicitada.

O último concurso da Polícia Militar do Paraná foi divulgado em 2012, quando contou com 4.445 vagas para Soldado. Além disso, foram oferecidas 819 vagas para Bombeiro Militar. O concurso foi composto por prova de conhecimentos, exames de capacidade física, sanidade física, avaliação psicológica, pesquisa social e documental, e curso de formação.

Informações do concurso

·         Concurso: Polícia Militar do Paraná (Concurso PM PR)

·         Banca organizadora: a definir (em contratação)

·         Escolaridade: médio·         Número de vagas: a definir

 

·         Remuneração: R$ 4.180,07

·         Inscrições: a definir

·         Taxa de Inscrição: a definir

·         Provas: a definir

·         Situação: PREVISTO

 

 

 

 

MEGA SENA

Rádio Cabiúna no Facebook

No Twitter

 
 
 

FEED RSS

Você está aqui: Home Jornalismo Geral Concurso PM PR 2018, edital para Soldado de nível médio em definição