Alunos de Bandeirantes tomam posse como vereadores mirins na Câmara Municipal

Na noite da última segunda-feira, 24 de agosto, alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Mailon Medeiros e do Colégio Estadual Cívico-Militar Nóbrega da Cunha participaram da solenidade de posse dos vereadores e suplentes mirins, realizada no plenário da Câmara Municipal de Bandeirantes.

A cerimônia marcou uma importante etapa do Projeto Parlamento Jovem, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da cidadania, da democracia e do funcionamento do processo político e eleitoral.

A solenidade foi destaque da 2ª edição do Jornal Operação Cidade, desta terça-feira, com a participação, o diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Nóbrega da Cunha, professor José Ricardo de Lima Hara, a diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Mailon Medeiros, professora Juliana Puccinelli Ranucci, a chefe do Cartório da 58ª Zona Eleitoral de Bandeirantes e Santa Amélia, Renata Servilha Lima, e a juíza eleitoral da comarca, Dra. Larissa Alves Gomes Braga.

Segundo a Justiça Eleitoral, o Parlamento Jovem busca reproduzir, dentro do ambiente escolar, as principais etapas de uma eleição oficial, incluindo o registro de candidaturas, campanhas, debates, propaganda eleitoral e votação.

Com a diplomação, encerra-se a etapa diretamente acompanhada pela Justiça Eleitoral. A partir de agora, os jovens parlamentares deverão manter contato com o Poder Legislativo e poderão desenvolver propostas e projetos voltados às necessidades do município.

Alunos participantes

Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Mailon Medeiros:

  • Ana Julia Ribeiro do Espírito Santo
  • Julia Ribeiro da Silva
  • Maria Isadora Castellani
  • Miguel Augusto Ribeiro dos Santos

Colégio Estadual Cívico-Militar Nóbrega da Cunha:

  • Emanuelle de Oliveira Assolari
  • Elisandra Vitória Vais Lopes
  • Livia Gabrielly Americo de Brito
  • Thawanny Vitória Freitas Silva
  • Maria Eduarda Elero Tavares
  • Isabella Vitória de Souza Ramos

O Projeto Parlamento Jovem segue agora para uma nova fase, em que os estudantes terão a oportunidade de vivenciar mais de perto o funcionamento do Poder Legislativo e desenvolver a consciência cidadã, entendendo a importância do diálogo, do respeito às diferentes opiniões e da participação na construção de uma cidade melhor.