Apresentada a pesquisa encomendada sobre “Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras”
A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Votorantim apresentam nesta quarta-feira os resultados da pesquisa "Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras", diagnóstico inédito sobre o ensino e a prática de atividades físicas nas escolas municipais e estaduais de todas as regiões do País. Um dos principais objetivos do estudo é oferecer subsídios para a iniciativa privada, ONGs e poder público desenvolverem políticas para melhoria da qualidade da Educação Física. As três organizações querem que os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, deixem ao Brasil também um legado social e educacional, além da infraestrutura.
"A pesquisa preenche uma lacuna em relação à consolidação de informações nessa área. A nossa expectativa é que esses dados também contribuam com políticas educacionais de melhoria da prática esportiva nas escolas, o que poderia abrir novas oportunidades para milhares de jovens", defende Rafael Gioielli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim.
O estudo analisa a situação das escolas públicas, nos ensinos Fundamental e Médio, com destaque a quatro pilares: Infraestrutura e Realidade Escolar, Perfil do Professor, Prática de Ensino do Professor e Interface com Políticas Públicas. A pesquisa, de caráter opinativo, foi respondida por meio de entrevistas telefônicas por diretores e professores de Educação Física de 458 escolas de todo o Brasil. Após a apuração do Ibope, os dados foram consolidados e analisados por representantes da Atletas pela Cidadania, do Instituto Ayrton Senna e do Instituto Votorantim, três organizações com ampla experiência em projetos ligados ao esporte e à educação.
Os resultados dessa análise demonstram deficiências e oportunidades no ensino da Educação Física e, ao mesmo tempo, oferecem um recorte da real dimensão dos desafios enfrentados pelos professores dentro e fora das escolas públicas brasileiras.
"É consenso entre os entrevistados que a Educação Física tem o potencial de influenciar positivamente o desempenho escolar nas demais disciplinas escolares, e que contribui para a formação integral do educando", explica Tatiana Filgueiras, gerente de Avaliação e Desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna. "Entretanto, a pesquisa evidencia que a valorização da Educação Física nas escolas, presente nos discursos dos professores e diretores, está aquém do que é necessário para uma política de desenvolvimento humano por meio do esporte", completa.
"Um dos pontos que mais chamam atenção é que, além da carência de políticas educacionais para essa área – quase metade dos docentes entrevistados aponta falta de apoio pedagógico das Secretarias de Educação –, a performance física dos alunos ainda é o critério determinante e excludente na hora da avaliação", afirma Daniela Castro, diretora executiva da organização Atletas pela Cidadania.
Para a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Votorantim, a oferta de melhores condições para a prática esportiva entre a população, junto com um aprimoramento da Educação Física como disciplina escolar bem planejada e integrada, são alguns dos maiores legados que a Copa do Mundo e as Olimpíadas podem proporcionar ao País.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro de 2011, em todas as regiões do País. Foram realizadas duas entrevistas em cada uma das 458 escolas: uma com o professor de Educação Física e outra com o diretor ou vice-diretor da escola. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, considerando o nível de confiança de 95%. De acordo com a metodologia do Ibope, que envolve um pré-teste, pelo menos 20% do material dos entrevistadores foi criticado e verificado. Paralelamente, 100% dos questionários foram submetidos a um teste eletrônico de consistência para verificação de coerência das respostas.