Cambará ganha prêmio nacional por Planejamento Urbanístico e Paisagístico

A cidade de Cambará será uma das 30 cidades brasileiras, e uma das 3 paranaenses, a receber no dia 19 de maio no Rio de Janeiro, o prêmio de Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico, a ser concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera.

 

O Instituto Ambiental Biosfera, é uma tradicional instituição sem fins lucrativos, com 20 anos de atuação na promoção de ações e iniciativas direcionadas ao desenvolvimento ambiental, social e urbanístico do Brasil, com especial foco ao desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, dando ênfase à valorização das ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida das suas populações.

 

De acordo com o Instituto, os 30 municípios a receberem o prêmio, assumiram papel de destaque, em âmbito local, regional ou nacional, pelas suas políticas, diretrizes e ações, que resultaram em avanços, melhorias, e modernizações das suas cidades, sob a ótica urbanística e paisagística, proporcionando considerável avanço à qualidade de vida das suas populações.

 

Para o prefeito Neto, o prêmio é o reconhecimento do trabalho que Cambará vem realizando ao longo de quase 20 anos, quando acabou com um problema crônico de enchentes que o município sofria, cada vez que o rio Alambari transbordava. "Do fim das enchentes nasceu o Parque Alambari I. Além de terminarmos com um problema que nasceu com a cidade, foi criado o primeiro Parque de caminhadas para a população. Ali se percebeu também, que homem e natureza precisam caminhar juntos. Em seguida vieram o Alambari II, o Parque do Ignez, e agora, vamos construir o Parque do Gonzaga. Mas, não foram somente as construções destes Parques que nos indicaram para este prêmio. O fato do município ter investido em saneamento básico, com 96% da área urbana contar com encanamento de água e esgoto, estarmos construindo rede de galerias pluviais em ruas antigas da cidade, estarmos chegando a 100% de ruas asfaltadas, revitalizarmos prédios históricos como o Guairacá Clube, a Agência de Rendas que se transformará na Câmara Municipal e o próprio prédio da Prefeitura, também motivaram esta importante avaliação de Cambará como destaque nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico", diz o prefeito.

 

O prefeito lembra, que se não fosse a visão política e administrativa do saudoso deputado Mamede, a cidade não estaria comemorando este prêmio e tantos outros conquistados ao longo de 20 anos. "Este prêmio é um orgulho para todos os cambaraenses, mas não vamos esquecer jamais, que nos tornamos uma referência regional, estadual e nacional, graças a visão de futuro do nosso inesquecível deputado Mamede. Ele colocou Cambará nos trilhos certos. Planejou uma cidade para o futuro, construindo bases sólidas para quem viesse depois dele. À nós, cabe a tarefa de dar continuidade ao trabalho iniciado por este grande professor", afirma Neto.

 

Deverão estar presentes à solenidade de entrega do prêmio, o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; a segunda vice presidente do senado federal, Serys Slhessarenko; o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, o paranaense Eduardo Sciarra; o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça; os embaixadores do Canadá, Paul Hunt, e de Portugal, João Manuel Salgueiro, entre outras autoridades.

Além de Cambará, no Paraná foram indicadas a receberem o prêmio, as cidades de Cascavel e Umuarama. A nível de Brasil foram indicadas: Xanxerê e Pomerode em Santa Catarina; Votuporanga, Penápolis, Marília, Lins, Catanduva e Bariri em São Paulo; Sorriso no Mato Grosso; São Gotardo, João Monlevade e Barbacena em Minas Gerais; Salgueiro em Pernambuco; Rio Branco no Acre; Propriá em Sergipe; Piraí no Rio de Janeiro; Pimenta Bueno em Roraima; Patos na Paraíba; Palmeira dos Índios em Alagoas; Osório no Rio Grande do Sul; Guanambi na Bahia; Castanha no Pará; Campo Maior no Piauí; Camapuã em Mato Grosso do Sul; Caicó no Rio Grande do Norte; Balsas no Maranhão, e Araguaína no Tocantins.

 

Ainda como forma de planejamento urbano e paisagístico, a atual administração está organizando canteiros nos acessos à cidade, e nos próximos meses será iniciada a reforma e revitalização da praça Dr. Miguel Dinizo, a principal praça da cidade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa