Colégio Ecel promove café filosófico e mobiliza alunos do ensino médio

Zygmunt Bauman, filósofo, sociólogo, um dos mais importantes teóricos e cientistas sociais do século 20,  foi o autor que norteou os debates do projeto Café Filosófico, desenvolvido com os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio ECEL, sob coordenação do Professor e Pesquisador Felipe Sandoval, quem ministra as disciplinas de Filosofia e Sociologia na instituição. Os resultados do trabalho foram apresentados nesta terça-feira, dia 05. O Projeto, que tem edições periódicas, é uma das mais importantes e mobilizadoras ações pedagógicas aplicadas, com metodologia que envolve os alunos à pesquisa e apresentação.

O tema refletiu e debateu sobre os impactos da ”Modernidade Líquida” nas relações sociais e econômicas, segundo o pensador polonês. De acordo com o Professor, os alunos das 3 séries A e B foram divididos em 8 equipes. Quatro delas tiveram o propósito de defender os valores sociais, morais e econômicos da Modernidade Sólida, enquanto as outras quatro equipes argumentaram a favor das mudanças estruturais da Modernidade Líquida. Foi um momento rico de embate científico, que marcou pela inspiração de defesa dos alunos.

Ele explicou que houve um processo de estudo do pensamento de Bauman durante três semanas, com aporte nas leituras de textos e no processo de construção dos argumentos, que foram defendidos, no esperado dia do debate, como informou, entusiasmado, o Professor: “A experiência pedagógica transcendeu aos seus objetivos, já que, além de exercitar a capacidade argumentativa e crítica dos alunos a partir da dialética, outros pensadores aprendidos durante o Ensino Médio foram citados como Aristóteles, Arthur Schopenhauer, George Simmel, dentre outros. Ademais, este Café Filosófico teve a participação da professora Érica Panier e, é claro, para fechar a experiência pedagógica com chave de ouro, um delicioso café recheado com guloseimas”, relatou.

Os resultados foram sentidos nos depoimentos dos participantes, como destacou a aluna da 3ª série A, Jheniffer Amanda Romanini. “O Café Filosófico, feito pelo Professor Felipe, trouxe muito conhecimento e experiência, pois houve um debate entre grupos, o que proporcionou uma troca de ideias. Foi uma atividade diferente e criativa, onde refletimos sobre os impactos da modernidade líquida e sólida, segundo Bauman”.

De acordo com Maria Fernanda Carvalho, da 3ª série B, a atividade propiciou ampliação de conhecimento e integração: ” Foi uma manhã muito produtiva, e com aprendizados, onde houve o debate e a contraposição de ideias. Com esse trabalho descobrimos teorias e ideias que poderemos usar nos vestibulares e na vida, aprendendo a diferença dos tempos passados e atuais”, complementou.