Comunidade vota ‘Sim’ para a transformação do Colégio Nóbrega da Cunha de Bandeirantes em um modelo cívico-militar

A Secretaria de Estado da Educação  promoveu, nesta semana (terça-feira e quarta-feira), uma consulta pública em 127 escolas estaduais de ensino regular para deliberar sobre a transição para o modelo cívico-militar no ano letivo de 2024. Essas escolas, abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, atendem aproximadamente 80 mil alunos na rede estadual.

Em Bandeirantes, a consulta aconteceu no Colégio Estadual Nóbrega da Cunha e encerrou-se na noite de ontem, quarta-feira, dia 29. Embora o resultado seja extraoficial, pois o Núcleo Regional de Educação (NRE) será responsável pelo anúncio oficial, registrou 400 votos para o SIM e 58 para o não. Dessa forma, o colégio, a partir de 2024, adotará o modelo cívico-militar conforme a vontade da comunidade escolar.

A consulta pública contou com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Além disso, estudantes com mais de 16 anos, conforme previsto no edital, também participaram do pleito.

Com a aprovação para o modelo cívico-militar, o colégio incorporará, a partir do ano letivo de 2024, um diretor militar responsável por questões como infraestrutura, segurança e disciplina. A parte pedagógica continuará sob a responsabilidade dos dois diretores civis. A carga horária será ampliada, contemplando seis aulas por período, e haverá aumento nas cargas horárias de português, matemática, finanças pessoais e civismo. Os alunos receberão uniformes, e o transporte escolar será garantido.