midi_campanha-contra-dengue-2013.jpg

Epidemia de dengue atinge mais 20 cidades e chega a Andirá

midi_campanha-contra-dengue-2013.jpg

Noventa e oito municípios paranaenses registraram epidemia de dengue entre agosto de 2012 e abril de 2013. Deste total, 25 já conseguiram sair da situação. Outros 73 ainda permanecem na lista com 300 ou mais casos confirmados por 100 mil habitantes, conforme o último boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A secretaria utiliza uma metodologia cronológica diferenciada para analisar os casos da dengue, levando em conta a curva epidemiológica da doença, entre agosto de um ano e julho do ano seguinte. O pico da doença ocorreu durante o verão, mas ainda são registrados novos casos.

Vinte novas cidades atingiram o índice epidêmico nesta última semana, entre elas Foz do Iguaçu, Ibiporã e Guaíra. As demais são Bela Vista do Paraíso, Andirá, Paranapoema, Santa Inês, Quarto Centenário, Iporã, Nova Prata do Iguaçu, Tuneiras do Oeste, Quatro Pontes, Mariluz, Realeza, Querência do Norte, Iracema do Oeste, Pérola D'Oeste, Cidade Gaúcha, Nova Esperança e São Pedro do Paraná.

Ibiporã somou 181 casos confirmados e chegou a uma incidência de 369,29 casos por 100 mil habitantes. Conforme a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, o Comitê da Dengue do órgão se reuniu há 10 dias e definiu algumas medidas a serem tomadas para combater a doença. Entre elas está a utilização de bombas costais, o trabalho dos 60 agentes comunitários e da Vigilância Sanitária, além de três carros fumacês que intensificaram os trabalhos. "O problema se concentra principalmente em dois bairros e as medidas já foram tomadas. Provavelmente vamos ver os resultados nas próximas semanas", ressaltou.

Já Bela Vista do Paraíso registrou 73 casos e incidência de 464,19. Na cidade de 15.080 habitantes, a Sesa também confirmou mais uma vítima fatal da dengue, um homem de 57 anos que tinha problemas cardíacos. Ele é a 13ª vítima da doença no Estado. Entre os dez municípios que saíram da situação de epidemia nesta semana estão Paranavaí e Campo Mourão, além de São Carlos do Ivaí, Santa Mônica, Ivatuba, Mirador, Itambé, Itaúna do Sul, Paraíso do Norte e Colorado.

 

Geral

Segundo o boletim da Sesa, o total de casos confirmados no Paraná chegou a 31.916. Deste total, 30.075 são autóctones e 1.841 são importados. Com isso, a incidência da doença em todo o Estado chegou a 288,09 casos por 100 mil habitantes, podendo atingir a situação de epidemia na próxima semana, quando será divulgado um novo boletim.

Os municípios com a maior quantidade de casos confirmados são Paranavaí (9.162), Peabiru (2.339) e Campo Mourão (1.802). Já aqueles com mais suspeitas são Paranavaí (10.511), Campo Mourão (6.159) e Londrina (4.959).

"Vivemos um momento delicado especialmente nos meses de fevereiro e março deste ano. Mas a situação está melhorando e a tendência de queda dos casos é perceptível, mesmo com algumas cidades ainda entrando em epidemia", destacou Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde.