Eu Repóter na Cabiúna : 22 de Março Dia Mundial da Água

          agua.jpgNo dia 22 de Março se comemora o Dia Mundial da Água. O nosso município localiza-se numa região de solos argilosos e de topografia ondulada, isto promove um sistema hídrico com fartura de nascentes de água, a cada 1000 metros ou um pouco mais encontra-se uma nascente de água; já num solo arenoso, normalmente a topografia é suavemente ondulada e as distâncias entre as nascentes de água são de até 6.000 metros uma da outra.

          Recentemente o poder público municipal, promoveu duas audiências públicas nas dependências da câmara municipal, para se discutir a Gestão dos Recursos Hídricos do Município. No encerramento da segunda e última reunião, sugeri que constasse na ata da mesma, não minimizando o valor das outras águas do município mas, que o entorno de um dos nossos maiores tesouros – A ÁGUA YARA, o poder público municipal fizesse um levantamento das práticas agrícolas ou outras que estão em curso nesta área e, delimitasse uma área para se evitar possíveis danos ao manancial pois, após poluído, às vezes os danos são irreversíveis.

          Quanto ao resultado das audiências, ontem na câmara foi lido um “resumo de uma mensagem” com alusão ao assunto, do chefe do executivo aos nobres Edis.

          Espero que os recursos ARRECADADOS no nosso município não FLUAM para serem geridos em uma “central regional” em outro município ou estado.

          Quanto ao nosso bem maior – A ÁGUA, sugiro, entre muitos, www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas , é um programa implantado no vizinho estado de São Paulo e, que pode ajudar nas medidas concretas a serem adotadas.

           Notem que o programa não usa o PODER FISCALIZADOR do estado e sim uma PARCERIA – devemos alertar o IAP, inclusive há um levantamento que mostra, das multas aplicadas pelo não cumprimento das leis ambientais, sómente 0,003%  são PAGOS aos cofres públicos, o restante , bem o RESTANTE …

           Um compositor e cantor brasileiro, Guilherme Arantes, canta : … TERRA … PLANETA ÁGUA …

 Paulo Rensi

 Bandeirantes – PR