Cidadão morre na troca de tiros com a PM em Bandeirantes

NOTA À IMPRENSA

A Polícia Militar do Paraná informa que, na noite desta sexta-feira (21), a equipe ROTAM Sede, do 18º BPM, sediado em Cornélio Procópio, foi acionada para prestar apoio às equipes policiais do município de Bandeirantes, em atendimento a uma ocorrência de tentativa de homicídio.

Durante diligências nas imediações da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Bandeirantes, local próximo de onde os suspeitos haviam se evadido de uma primeira abordagem, a equipe visualizou uma motocicleta Honda CB Twister 250, de cor prata, ocupada por dois indivíduos, transitando em alta velocidade. Foi possível constatar que o passageiro utilizava tornozeleira eletrônica. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos empreenderam fuga.

A equipe iniciou acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos, os quais foram desobedecidos. Durante a fuga, os indivíduos praticaram diversas infrações de trânsito, colocando em risco a integridade de pedestres e demais condutores.

Na Rua Presbítero José Modesto, a motocicleta colidiu com o meio-fio, ocasionando a queda dos ocupantes. A viatura policial, ao tentar evitar atropelamento, também sofreu danos na roda dianteira direita e no para-choque de impulsão.

Após a queda, o passageiro permaneceu no local e foi abordado. Já o condutor, conhecido pelo vulgo “Neguin da Vila São Pedro”, evadiu-se a pé, portando uma arma de fogo. Durante a perseguição, o indivíduo sacou uma pistola cromada e fez menção de apontá-la contra a equipe policial. Diante da iminente e injusta agressão, houve intervenção policial com disparos de arma de fogo.

O suspeito continuou a fuga, efetuando disparos contra os policiais, que revidaram para cessar a agressão. Após cessados os tiros, o indivíduo foi localizado caído ao solo, ainda com sinais vitais. O SAMU foi acionado, porém a equipe médica constatou o óbito no local.

Compareceram para atendimento da ocorrência equipes do CPU, Polícia Científica e Instituto Médico-Legal (IML), que realizaram os procedimentos de praxe.

No local foram apreendidos:

01 pistola Taurus PT 58, calibre .380, com numeração suprimida, carregada com 4 munições;

Cápsulas deflagradas (nem todas localizadas devido à vegetação densa);

01 aparelho celular, cor preta;

Quantia em dinheiro em espécie.

O passageiro, identificado apenas pelas iniciais W.M.P., relatou que teria solicitado parada durante a fuga e que desconhecia que o condutor estava armado. Ele possui antecedentes criminais e faz uso de tornozeleira eletrônica. Foi encaminhado à Santa Casa de Bandeirantes para atendimento médico em razão de lesão leve decorrente da queda e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Com ele foram apreendidos um aparelho celular e quantia em dinheiro.

Verificou-se ainda que a motocicleta utilizava placa adulterada, pertencente a outro veículo.

A vítima da tentativa de homicídio reconheceu, de forma clara e convicta, o indivíduo que veio a óbito como um dos autores dos disparos que atentaram contra sua vida.

A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a preservação da ordem pública e destaca que a intervenção ocorreu diante de agressão armada contra a equipe policial.

Polícia Militar do Paraná,
18° Batalhão de Polícia Militar