Conscientização da comunidade é reforçada após apreensão de fogos com efeito sonoro

Uma ação conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente e Administração de Bandeirantes, Vigilância Sanitária (VISA), Defesa Civil e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com apoio da Polícia Militar, resultou na apreensão de mais de 100 caixas de fogos de artifício com efeito sonoro na manhã desta terça-feira, 30 de dezembro.

A fiscalização ocorreu em estabelecimentos comerciais do município e teve como base a Lei Municipal nº 4.035/2021, que proíbe a venda e a utilização de fogos de artifício com estampido em Bandeirantes. O objetivo da operação foi coibir a comercialização irregular e reforçar o cumprimento da legislação vigente.

A ação foi destaque na 2ª edição do jornal “Operação Cidade”, com a participação da secretária de Administração, Claudia Jans, da presidente do Conseg, Larissa Isis Fernandes, e do coordenador da Defesa Civil de Bandeirantes, Richard Damasceno de Araújo.

Durante a entrevista, os participantes destacaram que o efeito sonoro dos fogos causa prejuízos à saúde e ao bem-estar de animais, idosos, crianças e pessoas com sensibilidade auditiva, além de transtornos à coletividade. A orientação é para que a comunidade colabore, evitando a compra e o uso desse tipo de artefato e denunciando situações irregulares pelo WhatsApp da secretaria, informando o endereço e registrando a ocorrência, pelo telefone (43) 9 8874-0646.