DENGUE – Paraná tem sua primeira vítima fatal registrada em Londrina
Um morador de Londrina foi a primeira vítima por dengue neste ano no Paraná. O homem de 60 anos foi encontrado por vizinhos inconsciente, na casa dele no conjunto Armindo Guazzi (zona leste), no dia 4 de fevereiro. Ele foi levado para a Santa Casa, mas horas depois não resistiu e morreu. Os exames realizados posteriormente apontaram que a causa da morte foi a dengue hemorrágica. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian , que realizou uma coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira (24). Segundo o secretário, os vizinhos contaram que encontraram o idoso em convulsão, com dificuldades de respirar e hemorragia na boca. O secretário acredita que a vítima havia contraído dengue anteriormente, mas, em razão de ser uma pessoa muito simples, não havia registros. A última vez que ele foi atendido na Unidade de Saúde do bairro foi em 2007. Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde, a morte em Londrina é o primeiro caso do Paraná no ano. Em todo o estado existem três mil casos suspeitos e já foram confirmados 530. Destes, 398 são autóctones, que significa doentes que contraíram a doença em sua região. Esta também foi a primeira morte em Londrina em sete anos, visto que a última ocorrera em 2003, na maior epidemia da doença registrada no município. Os números atualizados de Londrina já constam 44 casos confirmados de dengue e 700 ainda sob suspeita. O boletim divulgado nesta quarta-feira pelo governo do estado também apresenta que a Regional de Londrina, que é composta por 12 municípios, registrou 68 casos de dengue em 2010, com 50 deles autóctones. Os outros 18 restantes são importados. Londrina é a terceira regional com maior número de casos. Em primeiro lugar está a regional de Maringá com 169 casos registrados e Foz do Iguaçu, com 134.
A dengue também preocupa em várias cidades menores do Norte do Paraná, como Primeiro de Maio, onde já são 28 o número de casos. Em Porecatu o índice de infestação é de 18% e muito maior do que o 1% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Confira as Regionais de Saúde que apresentam número de casos confirmados: 15ª Regional – Sede Maringá – 156 casos autóctones e 169 no total 9ª Regional – Sede Foz do Iguaçu – 121 casos autóctones e 134 no total 17ª Regional – Sede Londrina – 50 casos autóctones e 68 no total 11ª Regional – Sede Campo Mourão – 34 casos autóctones e 40 no total 20ª Regional – Sede Toledo – 21 casos autóctones e 47 no total 18ª Regional – Sede Cornélio Procópio – 09 casos autóctones 14ª Regional – Sede Paranavaí – 06 casos autóctones e 11 no total
13ª Regional – Sede Cianorte – 01 casos autóctones e 9 no total
5ª Regional – Sede Guarapuava – 01 caso importado Fonte: Secretaria Estadual de Saúde