Entidades elaboram projeto para instituir a Zona Azul em Bandeirantes

Foi realizada na noite da última terça-feira, (15/04), nas dependências da Usina da Cidadania de Bandeirantes uma reunião a qual participaram representantes das entidades filantrópicas do munícipio; Lar da Criança Dr. Bezerra de Menezes, Usina da Cidadania, Comunidade Terapêutica São Pio de Pietrelcina de Bandeirantes, Asilo São Vicente de Paula e Grupo de Libertação do Alcoaólatra.

Na pauta a elaboração de um anteprojeto que será enviado ao prefeito municipal para  a criação da zona Azul nas ruas centrais de Bandeirantes.

A reunião foi destaque da 2ª edição do jornal Operação Cidade desta quarta-feira, (16/04), com a participação do representante da Usina da Cidadania Roberto Pavan e do representante da comunidade São Pio Dr. Luciano Silveira que falaram sobre a reunião e em quanto tempo a Zona Azul estará em funcionamento.

Ouça a matéria do repórter Luis Sérgio 

 

MENSAGEM AO ANTEPROJETO 
Anteprojeto, que pede permissão para a instituição de áreas especiais para estacionamento de veículos automotores, sob a denominação de "Zona Azul". 
 
O anteprojeto segue modelos adotados em diversas cidades do País, que  resolveram tarifar o estacionamento de veículos em vias urbanas que vinham  necessitando de melhor ou mais adequada utilização pelos usuários. 
 
O assunto não é novidade e, em nossa cidade pretende-se a implantação do  sistema, inicialmente nas Ruas São Paulo, Av. Prefeito Moacir Castanho, Rua  Frei Rafael Proner, Rua Juvenal Mesquita, Rua Eurípedes Rodrigues, Av. Bandeirantes, Av. Benedito Leite de Negreiros, Rua Benjamin C. Zambon, Rua Prefeito José M. Junqueira, Av. Comendador Luiz Meneguel e Travessa Hélio Gonçalves, que apresentam notoriamente o maior índice de inadequada utilização. 
 
Nas Ruas citadas acima, todos sabemos, encontram-se concentrado o nosso  comércio, instituições bancárias e outros serviços. 
 
No entanto, a utilização das áreas de estacionamento dessas Ruas encontram-se sempre congestionadas, prejudicando sobremaneira os usuários e o próprio  comércio ali existente. 
 
É que, os consumidores ou aquelas pessoas que necessitam de uma vaga para estacionamento, seja no intento de compras, serviços bancários e etc., quase sempre não encontram vagas e, após algumas "voltas em quarteirões", acabam desistindo da compra, deixando o local a quem sabe, realizando suas aquisições  em outras ocasiões e localidades. 
 
Desde que o "centro comercial ou de negócios de Bandeirantes" encontra-se naquela via, é necessário criarmos condições para que a clientela tenha, sempre, vagas para o: confortável estacionamento de seus veículos. 
 
O que não deve continuar é o que estamos vendo, onde os próprios comerciantes, proprietários ou trabalhadores do local, chegam de manhã e ocupam os espaços que poderiam estar servindo aos usuários que realmente movimentam o comércio e a rede de serviços de Bandeirantes. 
 
Assim, com este projeto que reprisa aqueles adotados por outras cidades, pretende-se racionalizar o uso dos espaços de estacionamento, dando preferência para as pessoas que dirigem-se ao local para as suas compras e negócios.
 
Os comerciantes ou trabalhadores no local, podem dirigir-se "à pé", economizando no gasto de combustíveis e desgastes de veículos, ao mesmo tempo em que estarão realizando "caminhadas" em beneficio de sua saúde. 
 
No entanto para aqueles que desejam ir ao local de veículo automotor, estes poderão estacionar seus veículos nas Ruas transversais ou que cruzam as Ruas e Avenidas acima citadas, onde não terão de pagar tarifa de estacionamento. 
 
O mesmo ocorrerá com os usuários ou com a clientela que tenha de ir ao centro da cidade para compras ou negócios, a qual ao estacionar fora das Ruas e Avenidas citadas acima, não terão de efetuar pagamento algum. 
 
Para eventual argumento de que a tarifa possa prejudicar o comércio, sustenta- se que, ao contrário, este segmento será o maior beneficiário, pois quem deseja realmente realizar compras ou negócios no local não será desanimado a fazê-lo, pelo simples fato de pagar a módica tarifa hoje equivalente a R$ 1,00 ( Um Real) por hora.
 
Além do mais, o comércio poderá realizar promoções e anunciar descontos a seus clientes, abatendo de seus produtos o valor da tarifa de estacionamento (R$1,00), segundo critérios. 
 
No pertinente a, destinação dos recursos eventualmente arrecadados, esta está  prevista no Art. 6°, Parágrafo único do anteprojeto, da seguinte forma: 
a)- 18% (dezoito por cento) para a Lar da criança; 
b)- 18% (dezoito por cento) para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; 
c)- 18% (dezoito por cento) para Usina; 
d)- 18% (dezoito por cento) para São Pio; 
e)- 18% (dezoito por cento) para o Asilo. 
f)- 5% (cinco por cento) para o GLA 
g)- 5% (cinco por cento) para o fundo de reserva 
 
Outros detalhamentos operacionais serão tratados pela Associação das Entidades Filantrópicas de Bandeirantes. 
Assim, dispostos a eventuais esclarecimentos complementares, solicitamos o exame deste anteprojeto em regime de urgência, para que se aprovado,  possamos implantá-lo.