Ex-presidente e um dos fundadores do Londrina morre aos 89 anos
O ex-presidente e um dos fundadores do Londrina Esporte Clube Carlos Antônio Franchello (FOTO) morreu na noite de segunda-feira (14). Ele também foi vereador e vice-prefeito da cidade. Segundo familiares, Carlos Franchello sofria de diabetes e estava internado na UTI do Hospital Evangélico em Londrina, no norte do Paraná.
O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Londrina. O sepultamento será nesta terça-feira (15), às 17h, no Cemitério São Pedro.
Franchello foi presidente do time por três vezes durante 15 anos. A primeira vez foi em 1959, permanecendo no cargo até 1968. Com ele, o então Londrina Futebol Clube passou a se chamar Londrina Futebol e Regatas (o nome atual foi oficializado na década de 1970), e conquistou o seu primeiro título estadual, em 1962.
Em 1972, Franchello retornou à presidência, trazendo de volta as cores azul e branco como oficiais (o clube usou vermelho e branco por um período).
Em 1977, ele ajudou montagem do time que por pouco não chegou à final do Cameponato Brasileiro. O time do meia Carlos Alberto Garcia foi parado na semifinal pelo Atlético Mineiro, que seria o vice-campeão nacional. Quem levantou a taça naquela competição foi o São Paulo dirigido por Rubens Minelli.
Na política, Carlos Franchello foi vice-prefeito entre 1989 e 1992, na gestão do prefeito Antônio Belinati. Na oportunidade, ele dirigiu a Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Antes, Franchello foi suplente de vereador entre 1955 e 1959, assumindo o cargo em algumas oportunidades.
Confira a nota divulgada pela torcida organizada Falange Azul.
"Hoje a nação alviceleste está de LUTO. O maior de todos nos deixou. Foi se juntar com um "elenco" estrelado que lá de cima está olhando pelo nosso caçula gigante. Franchello, muito obrigado por tudo que fez pelo nosso Londrina. Aos amigos, familiares, nossos sinceros sentimentos. Do que depender de nós, esse baixinho gigante jamais será esquecido."
FONTE – G1