Francisco da Paz presta Homenagem: Frei Agostinho – Augusto Ussui

Paz e Bem, meu amigo e irmão, hoje não vamos falar sobre São Francisco de Assis, mas sim de um nobre seguidor do Pai Seráfico, Senhor Augusto Ussui, pai da Irmã Maria Célia da Eucaristia, do Projeto ACAUEM – (Associação das Crianças Alegres Unidas na Esperança com Maria), que voltou para os braços do Pai Eterno, no dia 19 de abril de 2014 às 18:00. Um dos primeiros franciscanos da Fraternidade São Francisco de Assis da Ordem Franciscana Secular de Bandeirantes. 

Por isso nossa fraternidade está triste e ao mesmo tempo cheia de júbilo. Perdemos um amigo e irmão, e ganhamos mais um protetor junto a Deus, pois temos a certeza de que, lá do céu, está intercedendo por nós.

Mas quem foi Senhor Augusto Ussui? Um homem de fé, que viveu realmente, o “ser Igreja”. Nasceu no dia 02 de dezembro de 1911, foi registrado em 1913 na cidade Igarapava Estado de São Paulo, seus pais senhor Kaito Ussui e a senhora Massaio Ussui.

Vindo da cidade Cambará com 18 anos, para Bandeirantes, foi morar no sítio Cantareira, na Água da Divisa, no ano de 1929. Casou-se com Maria Yoshiko que faleceu em 1984 e tiveram oito filhos, mas cinco chegaram à idade adulta: Maria Helena, Caetano, Mário, Marçal e José Lucio, que lhes deram oito lindos netos e cinco belíssimos bisnetos. Vindo para a cidade, passou a morar na Rua Frei Rafael Proner, antiga Goiás, nº 1701, a mesma casa onde viveu toda a vida. Sua filha Irmã Maria Célia da Eucaristia, dentre vários fatos, destacou “que certo dia Senhor Augustinho estava na casa do senhor Toledo e seu filho Mario estava com muita febre. Foi quando chegou, o Frei Epifanio pedindo-lhe que o levasse ao sítio para a celebração da Santa Missa, pois o senhor Ussui, tinha uma caminhoneta. Ele relutou, por seu filho não estar bem, mas diante da promessa do Frei de rezar por seu filho na hora da consagração, ele foi. Ao voltarem para casa, seu filho já estava bem, sem febre alguma. Desde então ele nunca mais deixou de participara da Santa Missa aos domingos, que na época era às 6:00, e de ajudar os Freis em suas visitas às comunidades rurais, arrecadando alimentos para os Seminários nessas visitas, conforme ele mesmos falava. Muitas vezes, as famílias eram tão pobres, que em lugar de arrecadar alimentos, eles as ajudava. Além desse trabalho ele ajudou a fundar a comunidade dos irmãos do Santíssimo Sacramento em 1949, a convite de Frei Agatângelo de Umbará. Em 1º. de Junho de 1948, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, hoje Santuário, foi entregue aos Frades Capuchinhos, e assim com a chegada dos Freis Capuchinhos em nossa cidade, teve início a fraternidade São Francisco de Assis, que foi canonicamente erigida no dia 09 de outubro de 1949. Depois de um período de formação, os primeiros franciscanos fizeram sua profissão no dia 15 de outubro de 1950, contado com 23 irmãos e com a assistência espiritual de Frei Agatângelo de Umbará OFM cap. No dia 24 de Dezembro de 1950 formou o primeiro conselho da (OFS), Ordem Franciscana Secular, tendo como diretor espiritual: Pe. Frei Agatângelo OFM cap. – Ministro: Frei Agostinho – Augusto Ussui – Secretaria: Irmã Angelina – Maria Gemba – Tesoureira Irmã Brígida – Umbelina Lêgore.

 

Ao cair da tarde de 3 de outubro de 1226, Francisco viu suas forças se reduzirem e a febre aumentar. Pede, então, que os Frades o coloquem nu sobre a terra nua e cantem com ele o Salmo 141, que fala do desejo de ir para Deus:

“Em voz alta ao Senhor eu imploro, em voz alta suplico ao Senhor! Quando em mim desfalece minh’alma, A vós grito Senhor, a vós clamo e vos digo: “Sois vós meu abrigo”

Fez-se silêncio na cabana. A natureza se despedia do seu maior cantor. Era sábado, 3 de outubro de 1226, semelhante ao Pai Seráfico, Frei Agostinho – Augusto Ussui, depois de sete anos e sete mês acamado, na tarde do sábado de Aleluia, 19 de abril de 2014 às 18:00, com 103 anos, voltou para os braços do Pai Eterno, rezando e cantando louvores a Maria, com certeza ele podia dizer como São Paulo “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará. Timóteo Cap 4, 7e8.”. No momento de seu falecimento estavam presentes seus filhos, netos e bisnetos. Foi um franciscano exemplar, vivendo realmente a espiritualidade franciscana “Viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Francisco de Assis”. Na fraternidade foi um exemplo, participava ativamente dos encontros e sua última presença foi registrada em setembro de 2007, sempre presente nas promoções e eventos, mesmo já enfraquecido pelos anos, nunca deixou de lado o espírito franciscano.

Convidamos toda a nossa comunidade para Santa Missa de Sétimo dia no Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face na sexta-feira dia 25 de abril 2014 às 19:00. Oração para o momento da morte: Parte, ó alma cristã, deste mundo, em nome de Deus Pai todo-poderoso, que te criou; em nome de Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que por ti morreu; em nome do Espírito Santo, que em ti foi derramado. A paz seja hoje o teu lugar e a tua morada junto ao Senhor, na cidade celeste, com a Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria com São José, São Francisco de Assis e todos os Santos e Anjos de Deus. Amém. Paz e Bem.