MEIs tem até o fim do mês para quitar dívidas ou perder o CNPJ

A agente da Sala do Empreendedor de Bandeirantes, Rose Shekinah (foto), participou nesta segunda-feira (26) da 2ª edição do Jornal Operação Cidade, trazendo um alerta importante aos microempreendedores individuais, especialmente neste fim de mês, período de cumprimento de prazos.
Os MEIs que possuem débitos precisam ficar atentos. Muitos empreendedores foram automaticamente desenquadrados do Simples Nacional pela Receita Federal em razão do não pagamento do DAS. Com o desenquadramento, o microempreendedor deixa de ser MEI e passa a ser enquadrado como microempresa (ME), assumindo novas obrigações fiscais e a necessidade de acompanhamento contábil.
Rose Shekinah destacou ainda que esta é a última semana para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte com pendências inscritas na Dívida Ativa da União aderirem a um acordo de renegociação dos débitos, com prazo até o dia 30 de janeiro.
Outro alerta importante feito durante a entrevista foi sobre os golpes aplicados pelo WhatsApp. Estão circulando mensagens falsas informando suspensão do MEI, cobrança de taxas ou débitos urgentes. A orientação é não clicar em links e não realizar pagamentos sem antes confirmar as informações presencialmente na Sala do Empreendedor ou com um contador de confiança.
Podcast: Play in new window | Download


