Parceria do colégio Ecel e universidade de Cambridge proporciona programa de inglês avançado

Com direito ao título internacional após passarem pela prova de proficiência, os alunos têm acesso ao inglês do PES desde a Educação Infantil, com carga horária ampliada, professora Mestre e sala específica para o ensino de língua estrangeira

No ensino bilíngue, o segundo idioma não é somente uma disciplina, é uma vivência. Língua, cultura e costumes são integrados às aulas e à rotina, gerando uma verdadeira imersão. No Colégio ECEL, o aluno aprende em um ambiente exclusivo de aprendizagem para a aquisição da segunda língua, com Professora Mestre e com um material didático de alto nível, do PES Language Program – uma parceria do Colégio ECEL com a Universidade de Cambridge, da Inglaterra -. Desde a Educação Infantil, até o final do Ensino Fundamental II (9 ano), a carga horária é ampliada e a metodologia internacional, proporcionando condições para os que os alunos tornem-se bilíngües.

Desta forma, ao concluir o 9 ano, eles passam por uma Prova de Proficiência, ministrada pelos professores representantes da Universidade Inglesa, no Brasil; a prova é oral e escrita. Ao passarem pela avaliação, recebem o título internacional, certificados pela Cambridge Assessment English. O ensino bilíngue, a partir de um currículo integrado e de metodologias inovadoras, não só permite a aquisição do idioma (dentro dos componentes curriculares) como também forma alunos com níveis de proficiência comprovados por exame internacional.

De acordo com a Pofessora Mestra Natália Sousa, responsável pelo PES no Colégio ECEL, os alunos atingem alto nível de domínio da língua durante os anos de preparação. É uma escola de Inglês, dentro do próprio Colégio. “Este é um programa de língua inglesa avançado que temos dentro da instituição. E é incrível falar que temos uma parceria com a Universidade de Cambridge, um material de excelência e internacional. Damos ênfase às quatro habilidades essenciais dentro do ensino da língua, que são: Listening – compreensão auditiva – ; Speaking – fala – ; Reading – leitura – ; Writing – escrita -. E temos uma carga horária de até quatro aulas por semana. E além das aulas oficiais, ainda temos um contraturno, onde é priorizado a prática da conversação. Todas as aulas são apenas em Inglês. Com isso, nossos alunos não precisam recorrer a curso de inglês fora da escola”, explica a Professora.

Ela também destaca a importância da titulação internacional, que servirá tanto para a vida acadêmica, quanto para a vida profissional. “Portanto, o PES, o ensino de inglês ensinado dentro da escola, tem o objetivo de tornar nossos alunos em cidadãos bilíngues”, concluiu. Para o aluno do 9 ano, Felipe Berbert, que já é aluno bilíngüe com alta proficiência na língua, este processo de aquisição de conhecimentos desde a infância é muito rico. “ Eu acho que o mais importante no PES é o áudio, a conversação, porque não temos muito a prática de fazer isso no dia a dia e , aqui, somos levados a criar esta cultura. Nós não escrevemos para as pessoas para falar o que estamos pensando, o que nós estamos querendo. Então, os áudios são muito importantes porque nós temos que ouvir as pessoas para dizer uma resposta. E isso é uma prática essencial”, relatou.

Tiago Dedoné – Assessoria de Comunicação