TV Educativa será canal de promoção do turismo estadual

Uma nova TV Paraná Educativa entra no ar nesta terça-feira (14). A partir das 20 horas, com a estreia do programa AgroTur, a emissora deixa de retransmitir apenas a TV Cultura de São Paulo e adota uma nova grade de programação, com destaque para a promoção das belezas do Estado.

A emissora passa a se chamar TV Paraná Turismo, e terá como âncoras programas com dicas de viagens, fauna, pescaria e agroturismo, entre outros. A apresentação da nova fase da Rádio e Televisão Educativa (RTVE) aconteceu ontem, segunda-feira (13), em evento no Canal da Música.

Segundo o secretário da Comunicação e Cultura, Hudson José, a mudança no perfil da emissora atende uma diretriz do governo, que estabeleceu como meta de gestão a promoção do turismo estadual como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

“É uma grade para falar do Paraná, tendo o turismo, a educação e a cultura como ferramentas. A intenção é levar o turismo do Estado a um patamar diferenciado, mostrar para todo o Brasil o que temos aqui”, destaca Ruy Façanario, diretor-presidente da RTVE, acrescentando que por meio de satélite os programas chegarão a cerca de 28 milhões de pessoas no país, além da população paranaense.

 

MODELO – Inicialmente, a Paraná Turismo estreia com sete horas semanais de programação local. Mas a ideia, explica Façanario, é fechar 2019 com até quatro horas na grade diária. “Será uma TV pública, mas não política, acatando um pedido do governador. Carregaremos a bandeira do turismo para gerar renda e desenvolvimento nas cidades”, revela ele.

Mesmo antes de estrear, a Paraná Turismo já desperta a atenção. A nova linha editorial do canal chamou a atenção de diversos estados durante o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV, semana passada, em Brasília (DF). Representantes de Amazonas, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte se interessaram pela política da televisão e já se preparam para desembarcar em Curitiba e conhecer detalhes da programação.

AVENTURA – Entre os destaques da nova grade está o programa do biólogo Richard Rasmussen. Com passagens por SBT, Record e Band, vai explorar o turismo de aventura pelo Estado. A atração tem estreia prevista para julho. “Estou animadíssimo, na fase de desenvolvimento das pautas. Dessa vez não será só bicho e gente, traremos junto a parte turística, com todos os elementos como natureza, culinária e artesanato”, conta.

Além da bandeira do turismo, a televisão pública seguirá apoiando e transmitindo eventos importantes para o desenvolvimento do Estado, como a bienal de Curitiba, o campeonato paranaense de futsal e uma competição que une esporte e aventura, previsto para o segundo semestre.

“Estou muito entusiasmado com o que estou vendo, com essa parceria. O Paraná é rico, e o turismo precisa ser difundido, precisa de divulgação. Só uma TV forte como a nossa para fazer isso, levar as belezas do Estado para fora”, ressalta João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo.

 

 

FONTE – AEN