Vazamento de produto químico após acidente interdita BR-369; tráfego segue em desvio com lentidão
Um grave acidente envolvendo um caminhão-tanque carregado com produto químico provocou a interdição da BR-369, nas proximidades da ponte do Rio Laranjinha, no trecho entre Bandeirantes, Santa Mariana e Cornélio Procópio, na manhã desta terça-feira.
Segundo a Defesa Civil, o órgão foi acionado após relatos de moradores sobre o risco de contaminação do Rio Laranjinha. No local, foi constatado o vazamento de fluoreto (ou cloreto) de polialumínio, substância altamente corrosiva, além de derramamento de combustível.
O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento das equipes de emergência ainda no local do acidente.
Diante da gravidade da situação, foram acionados o Instituto Água e Terra (IAT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros, a concessionária EPR e a empresa Amipar, especializada em emergências com produtos químicos. A área foi isolada por segurança.
Para minimizar os impactos no tráfego, foi implantado um desvio ao lado da rodovia, permitindo a passagem de veículos. No entanto, o trânsito segue muito lento, com longas filas nos dois sentidos, principalmente devido ao grande fluxo de caminhões e carretas.
A orientação das autoridades é para que os motoristas evitem o trecho, utilizem rotas alternativas e só se desloquem em caso de extrema necessidade. A liberação total da pista dependerá do avanço dos trabalhos de contenção do produto químico, remoção do caminhão e avaliação ambiental.



