a_p_o_l_o_____s_o_y_u_z

HOJE NA HISTÓRIA – 15 de julho de 1975 – EUA e URSS juntos no Espaço

 

 

a_p_o_l_o_____s_o_y_u_z"As tripulações da Soyuz e da Apolo: Em poucas horas vocês estarão abrindo uma nova era na exploração do espaço. Embora outros tenham partido antes, vocês estarão marcando um novo rumo na cooperação internacional espacial. Nunca antes representantes de dois países viveram e trabalharam no espaço. Este é um momento histórico… Os povos de todo o mundo estarão seguindo seu vôo e a épica missão conjunta com interesse e entusiasmo. Em nome do povo norte-americano, eu os cumprimento por seu valor e visão, desejando-lhes boa viagem e boa sorte". Gerald Ford

 

Numa tentativa política de conter a Guerra Fria, dos Estados Unidos e da União Soviética, permitiram a primeira missão conjunta: a Apolo XIII (de Cabo Canaveral) e a Soyuz XIX (de Baikonur) subiram ao espaço levando a bordo, respectivamente, três cosmonautas norte-americanos, e dois soviéticos.

 

No dia seguinte as duas naves foram acopladas e foi realizado o intercambio das duas tripulações e o aperto de mão entre as duas equipes em pleno cosmo.

 

Era uma tentativa de apaziguamento internacional e minimização de divergências entre as duas superpotências. Nas palavras do secretario-geral do Partido Comunista soviético, Leonid Brejnev: "Vista do espaço a Terra é linda, mas pequena. E, no entanto, é suficientemente grande para que possamo viver em paz e muito pequena para submetê-la à ameaça da guerra nuclear".

 

O acordo espacial dessa missão foi firmado em maio de 1972, dias antes do arrombamento da sede do Partido Democrata no edifício Watergate, que viria se transformar no escândalo que provocou a demissão de Nixon. Assim, o nome do ex-presidente americano não foi incluído na lista dos convidados no evento de lançamento, e sequer mencionado pelo então presidente, Gerald Ford, que absorveu os méritos desse acontecimento histórico.