JORNADA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO COLÉGIO ECEL

O Colégio ECEL investe na formação continuada de seus educadores, visando aprimorar os conhecimentos e práticas dos professores e colaboradores para que novas metodologias e técnicas sejam aplicadas na rotina escolar. Nesta quinta-feira, dia 30, a equipe participou da Jornada Pedagógica, cuja programação envolveu palestra sobre educação especial, debates sobre comunicação e tecnologias da educação, ações de incentivo à pesquisa e planejamento para o novo período letivo. O encontro, coordenado pela Diretora Geral, Professora Joelma Almeida – e com apoio das Coordenadoras de Educação Infantil, Profª Eni Costa; Ensino Fundamental, Profª Mileide Berbert e Profª Angela Balestero, do Ensino Médio – iniciou com uma mensagem de esperança, em nome dos proprietários, Profª Suely Aparecida Guerra Dias e Dr. José Carlos Dias Neto, destacando sobre o papel da educação de excelência e transformadora.

Os educadores, coordenadores, direção e assessores, participaram de uma importante palestra ministrada pela psicopedagoga Raquel Penteado, que abordou sobre o tema: “Conscientização do Autismo”, propiciando ampliação de informações sobre procedimentos, legislação, metodologias de formação, mitos e verdades, atividades pedagógicas diferenciadas de atendimento especializado em educação especial e inclusiva, orientações de diálogos com as famílias. Foi um espaço muito rico de debates, que possibilitou que os professores dialogassem com professora palestrante sobre experiências e sanassem dúvidas sobre o tema.

Outra palestra apresentada durante o encontro foi sobre o papel da Comunicação Institucional na escola. Sob coordenação do professor e jornalista Tiago Dedoné, o debate mostrou dados estatísticos e novas ferramentas de mídias que o Colégio passou a contar, a partir de 2019, para modernizar e dinamizar os fluxos informacionais dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano. O novo departamento de Comunicação é o responsável pela gerência do site oficial da instituição, redes sociais, assessoria de imprensa, criação de projetos de identidade de marca, assessoria aos professores, planejamentos estratégicos, entre outras ações.

O professor também apresentou novas propostas a serem aplicadas a partir deste ano, como, por exemplo, a capacitação dos professores em projetos de Mídia e Educação e Tecnologias Educativas – para dinamização de processos de ensino – aprendizagem -; além da reestruturação do projeto da Feira de Ciências que, agora, terá novo formato, com novo nome, será mais ampla e passará a contar, também, com Seminários de Pesquisas e Iniciação Científica, o que irá tornar outro grande diferencial do Colégio, sob coordenação dos professores e com participação desde a Educação Infantil. A ampliação do papel da reflexão e produção científica na escola será um grande diferencial, neste ano de 2020, não restringindo-se às áreas das ciências biológicas, mas, com projetos e experiências científicas de todas às áreas das ciências. A contínua ampliação da valorização do professor – pesquisador no Colégio ECEL foi, também, tema de debate, com a proposta de criação de um Grupo de Pesquisa em Ciências da Educação, integrando as contribuições dos docentes das várias áreas.

No ano de 2019, professores da instituição – que são Mestres e Especialistas – ministraram conferências em congressos nacionais e internacionais, tiveram publicações de artigos científicos em livros e revistas e despontaram como referências em suas áreas de atuação. Novos projetos neste norte também foram apresentados. Após o almoço, os professores dividiram-se em grupos para o debate sobre planejamento e dinâmicas de socialização e integração. A Diretora, Joelma, encerrou o evento informando ao corpo docente sobre as obras que estão sendo realizadas na instituição, com a criação de dois novos, amplos e modernos espaços: o Laboratório de Química e Física, além da nova Biblioteca. Ela desejou a todos um ano letivo de muitas bênçãos e produções acadêmicas.