joao_carlos_ferreira

Médicos plantonistas do pronto socorro de Bandeirantes pedem socorro

joao_carlos_ferreira

Os médicos plantonistas do Pronto Socorro Municipal da Santa Casa de Bandeirantes, estão distribuindo um panfleto no qual pedem socorro, visto que a equipe de médicos plantonistas é restrita a um pequeno número de profissionais, e há vários anos têm absorvido uma demanda cada vez maior de consultas ambulatoriais do município, ou seja, as consultas que devem ser realizadas em postos de saúde, tem sido constantemente desviadas para o Pronto Socorro. E isto provavelmente vem acontecendo pelo fácil acesso do paciente ao serviço, que vê aí uma solução rápida para seus problemas, não necessitando agendamento prévio nem qualquer aviso. O diretor administrativo da Santa Casa, Dr. João Carlos Ferreira,(foto), foi entrevistado neste sábado dentro do jornal Operação Cidade, falando sobre esse manifesto dos médicos.

Clck e ouça a entrevista dmdocuments/joaocar.mp3

Manifesto na Integra 

Os médicos pedem socorro Esclarecimento à população de Bandeirantes 

A equipe de médicos plantonistas do Pronto Socorro Municipal (situado na Sta. Casa de Bandeirantes), é restrita a um pequeno número de profissionais, e há vários anos têm absorvido uma demanda cada vez maior de consultas ambulatoriais do município.

Ou seja, as consultas que devem ser realizadas em postos de saúde, tem sido constantemente desviadas para o Pronto Socorro. Isto provavelmente vem acontecendo pelo fácil acesso do paciente ao serviço, que vê aí uma solução rápida para seus problemas, não necessitando agendamento prévio nem qualquer aviso. E também, por absoluto desconhecimento da função dos postos de saúde, e seus verdadeiros objetivos. O paciente então sofre as conseqüências por não conseguir na maioria das vezes, a resolução de seus problemas de saúde que o aflige.

Os médicos do pronto socorro preocupam-se com este grande número de pacientes, até então desassistidos, mas necessitam informar que:

* Não compete ao Pronto Socorro, estabelecer condutas para investigação diagnóstica, solicitar exames, verificar exames solicitados em postos de saúde ou até mesmo por iniciativa própria, fazer encaminhamento para especialistas, dar receitas de medicamentos de uso contínuo, ou controlados, etc…

Por essas razões acima expostas, o Pronto Socorro necessita urgentemente ser reconhecido como tal: Um serviço 24 horas, onde a equipe se reúne diariamente, na presença de um único médico plantonista, e dois auxiliares de enfermagem, para realizar todo e qualquer atendimento de urgência e emergência, visando unicamente “salvar vidas”. 

Esperamos que a grande maioria da população não necessite adentrar a sala de emergência do pronto socorro, mas se isto acontecer, a equipe de plantão, deve estar totalmente envolvida com o restabelecimento imediato das condições de vida do paciente.

Com a colaboração da secretaria da saúde do  município e da nossa população, o Pronto Socorro poderá enfim respirar, e manter sua equipe pronta, capacitada e atuante.

Assinam…

Médicos plantonistas do pronto socorro