Município de Bandeirantes intensifica a fiscalização e aplicação de multas em terrenos baldios negligenciados

Na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, a Dra. Claudia Janz, Secretária de Administração de Bandeirantes, e Vinicius Luiz Castellar, Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participaram da 2ª edição do programa jornalístico Operação Cidade. Durante a entrevista, eles falaram da preocupante situação de terrenos baldios na cidade, caracterizados por mato alto e acumulação de resíduos sólidos.

De acordo com a Dra. Claudia Janz e Vinicius Luiz Castellar, o município está tomando medidas para enfrentar o problema. Um levantamento de todos os terrenos foi realizado, como também através de denúncias está resultando na emissão de notificações aos proprietários que persistem em manter suas áreas em condições inadequadas. Os notificados têm um prazo de 30 dias para efetuarem a limpeza, sob pena de receberem multas que variam de 3 a 5 unidades de padrão fiscal (UPF), atualmente estipuladas em R$115,50 cada. Em casos de reincidência, a multa será dobrada.

Além disso, a Dra. Claudia destacou que esta semana foi encaminhada à Câmara Municipal uma proposta para alteração na lei 3.830, que trata especificamente dos terrenos baldios. A emenda prevê a inclusão da cobrança de horas máquina para limpeza, adicionando mais uma camada de responsabilidade aos proprietários negligentes.

A secretaria informou sobre a retomada da operação tapa-buracos, na intenção de melhorar a infraestrutura viária local.