banana

Nova variedade de banana foi lançada em Andirá para a agricultura familia

bananaAgora a bananicultura do Paraná conta com uma nova variedade cultivar a ser plantada, comercializada e consumida.

É a BRS Conquista, apresentada em Andirá para 85 participantes convidados, integrantes da cadeia produtiva e dirigida principalmente para a agricultura familiar por suas características de resistência às doenças, elevada produtividade e redução nos atuais custos de produção da banana cultivada tradicionalmente. A solenidade de apresentação ocorreu pela manhã no Cine Teatro São Carlos, conduzida pelo extensionista, engenheiro agrônomo Élcio Félix Rampazzo, coordenador macrorregional do Projeto Frutas do Emater, instituto estadual oficial vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Depois do almoço, os presentes foram recebidos por Eliazar Vivot Dias, em Itambaracá para visitação de 55 plantas na unidade demonstrativa, com mudas aclimatadas em 25 de janeiro de 2007 e plantio em 22 de fevereiro, com início da colheita da primeira produção em 15 de abril de 2008.

 

Na oportunidade o pesquisador Luadir Gasparotto, responsável pelo projeto de geração da cultivar, destacou o trabalho desenvolvido no campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus – Amazonas, assegurou ainda que ela estará disponível em mudas microprogadas, através da SBW do Brasil Agrifloricultura, de Holambra, São Paulo, a partir do primeiro semestre de 2009.

 

Dentre os aspectos potenciais da nova banana estão o sabor peculiar agridoce pelo equilíbrio entre açúcares e ácidos, casca fina, coloração amarelo claro, polpa de coloração creme, aroma proeminente e agradável, como comprovou o menino Lucas Braga, de 9 anos, convidado pela comissão organizadora para saborear o primeiro fruto dos cachos colocados para degustação dos visitantes. Mesmo variando em tecnologias adotadas nas diversas regiões produtoras a média dos resultados pode ser de fruto pesando 90g, cacho de 29kg, 326 frutos por cacho, 13 pencas por cacho, pencas de 2,25kg e alta resistência ao despencamento.

 

Do plantio à emissão de cacho, no Paraná, leva 360 dias (de fevereiro a dezembro), de 8 a 9 folhas viáveis na colheita e produtividade média de 30 toneladas por hectare no segundo ano de produção, com 1,6 mil plantas por hectare no espaçamento de 3,0m x 2,0m. O plantio pode ser efetuado em qualquer época do ano, quando irrigado e em diferentes tipos de solo e seu desenvolvimento em unidades demonstrativas no sul onde as áreas estão sujeitas a geadas, tem sido satisfatório.

 

O maior destaque da cultivar BRS Conquista, segundo Gasparotto é a sua alta resistência as doenças Sigatoka-amarela e Sigatoka-negra, além da resistência completa ao Mal-de-panamá. Qualidades essas que vão permitir a fácil propagação como alternativa frutícola na diversificação agrícola da pequena propriedade rural, destaca o extensionista Rampazzo. “Esta nova cultivar deverá ter seu consumo recomendado como banana Conquista, sem confundir o consumidor porque não é e nem veio substituir a banana maçã. É, sem dúvida, um produto diferenciado e pode ser produzida sem ou com o mínimo de agrotóxicos, ideal para os bananicultores enquadrados na agricultura familiar”.