Pesquisa da Uenp é destaque na comunidade científica internacional

A Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) voltou a se destacar na comunidade científica internacional. Projeto de pesquisa da médica veterinária Jéssica Quirino da Silva, de Bandeirantes, foi apresentado em Lexington, no estado do Kentucky (EUA), durante a 38ª Conferência da Alltech. Para deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), o Norte Pioneiro já é referência mundial no ensino superior com a Uenp e com os investimentos estaduais em pesquisa e tecnologia.

“A Uenp cumpre com o seu compromisso ao universalizar o ensino superior público e tornar a universidade reconhecida pela comunidade científica internacional. É mais uma conquista que orgulha o Paraná”, disse o deputado nesta terça-feira, 7.

O projeto de pesquisa é resultado de um estudo que serviu de referência para a dissertação do programa de mestrado em agronomia da universidade sobre a produção agropecuária sustentável. O projeto recebeu em 2020 com o Planet of Plenty Awards, prêmio global do setor agroalimentar. A premiação é da Alltech, empresa americana que desenvolve produtos agrícolas e derivados para a indústria alimentícia

Redução – Jéssica Quirino avaliou a produção leiteira em vacas da raça Jersey, manejadas em compost barn (tipo de alojamento mais confortável para o gado leiteiro) em um sistema de ordenha robotizada, também conhecido como sistema voluntário de ordenha ou VMS (sigla em inglês para voluntary milking system). A pesquisa permite antecipar o diagnóstico da mastite bovina, inflamação das glândulas mamárias das vacas, que causa prejuízos econômicos na produção de leite.

Segundo a pesquisadora, com o diagnóstico antecipado é possível reduzir o uso de antibióticos aplicados nos rebanhos e os impactos ambientais gerados pelo descarte de leite com resíduos de medicamentos.

“Com base na avaliação da condutibilidade elétrica, da contagem de células somáticas e da cultura microbiológica, os dados mostraram que mais de 40% das mastites não precisam de tratamento. Esses resultados repercutiram entre os produtores rurais, considerando a implementação de rotinas e manejos para o monitoramento de procedimentos nas fazendas leiteiras”, afirma a pesquisadora.

Jéssica explica ainda que o diagnóstico antecipado permite receitar medicamentos de forma assertiva, conforme o quadro clínico de cada vaca. “Às vezes, é possível substituir antibióticos por outros tratamentos, assegurando o bem-estar do rebanho, sem prejudicar o sistema imunológico dos animais”.