imagemcrotalria

Polícia Militar participa de campanha contra DENGUE em Jacarezinho

imagemcrotalriaimagemcitronelaO 2º Batalhão de Polícia Militar "O Guardião do Norte Pioneiro" em parceria com a empresa PANCO – PRODUTOS ALIMENTÍCIOS promoveram entregas de mudas de Citronela e sementes de Crotalária durante CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE EM JACAREZINHO, nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/03/2011). O sucesso na utilização dessas plantas pela empresa Panco no controle de insetos nas instalações da empresa, levou o senhor Sadatomo Sugino – Gerente Geral da Panco – e o senhor Atílio Maiolo – administrador da empresa – se reunirem com o comandante da Unidade, Tenente Coronel Airton Sérgio Diniz, e firmarem esta parceira na divulgação de um meio natural de combater o mosquito da dengue, que somada a todas as demais maneiras de prevenir a doença, pode alcançar resultados extremamente positivos. Ao todo foram distribuídas mais de 2.000 mudas e várias sementes das plantas.

 

 

Citronela, o repelente ecológico.

Essa planta é parecida e possuem propriedades que podem deixar os insetos e moscas bem longes. Tanto poder tem uma razão química: possui componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos.

No vaso, no canteiro e no jardim

Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Reparta as mudas (três em três), enterre o talo verde com um chumaço de raiz numa cova de tamanho proporcional, cavada em lugar ensolarado. Cubra com terra misturada a material orgânico (esterco de galinha ou gado). A planta atinge 1 m de altura e de circunferência.

 

 

CROTALÁRIA

Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue.

Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode diminuir a manifestação.

Cultivo: plante em covas, de 50 cm entre uma e outra, em local ensolarado; colocar 2 sementes por cova, a 2 cm de profundidade; cuide da planta como faz geralmente com as outras plantas do seu jardim; a planta floresce cerca de 90 a 120 dias.

Contudo, mesmo com o plantio das sementes os cuidados em manter a casa e o quintal sempre limpos não devem ser deixados de lado.

 

 

1º Tenente Garcia – oficial P5

Sd. Sauerzapf – auxiliar P5

Setor de Comunicação Social do 2º BPM