tina_tonetti

Prefeita revoga “toque de recolher” em Jacarezinho

tina_tonetti

A prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena de Andrade Toneti (PT), (foto), revogou, na tarde de hoje (10), o Decreto 2078/2009 que determinava, entre outros itens, proibição e punição para aglomerações nas ruas da cidade e fechamento do comércio às 18h30, com o objetivo de reduzir a circulação do vírus da gripe suína. Segundo a prefeitura, o decreto não teria a "eficácia necessária", em razão da falta de respaldo de outros órgãos, entre eles instituições estaduais e judiciárias.

 

Uma primeira concessão já havia sido feita ontem (09), um dia depois de o decreto entrar em vigor, com a permissão de que os bares e restaurantes permanecessem abertos até a meia-noite. Um dos itens do decreto previa a suspensão das aulas até o dia 27, mas as escolas e faculdades estaduais seguem orientação do governo do Estado, que mantém as atividades normais. O decreto ainda estipulava multas para quem desobedecesse as determinações. Elas seriam aplicadas até mesmo a pessoas que estivessem em aglomerações nas ruas, ao valor de R$ 300,00 para cada uma.

 

De acordo com a prefeitura, o município, de 39 mil habitantes, registrou duas mortes e tem 30 casos confirmados da doença pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Outras 112 pessoas estão em casa com diagnóstico clínico-epidemiológico e cinco, internadas. Na tarde de hoje, o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, esteve em Jacarezinho para conversar com a prefeita. De acordo com a prefeitura, ele colocou de imediato toda a estrutura do Estado à disposição do município.