Prefeito de Bandeirantes solicita posição da Confederação Nacional dos Municípios

O prefeito de Bandeirantes e vice-presidente da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), Celso Silva, encaminhou nesta terça-feira, dia 5, correspondência ao presidente da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, solicitando um posicionamento da entidade referente à queda de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e outros assuntos de interesse municipalistas.

 

De acordo com o prefeito, é urgente a reposição das perdas do FPM, que em comparação ao primeiro trimestre do ano de 2008, o município de Bandeirantes deixou de receber R$ 630 mil. A queda do FPM “significa um caos para a combalida realidade econômica local”, diz a correspondência. Celso Silva detalha ainda sobre as características e perfil da economia local que é predominantemente agrícola e constituída por números significativos de trabalhadores volantes (bóias frias).

Além de solicitar posição da entidade sobre a reposição de repasse do FPM, Celso Silva também requereu a extensão do programa MINHA CASA, MINHA VIDA, para todos os municípios; novo cálculo e parcelamento automático das dívidas do INSS; e pagamento das emendas dos anos anteriores e a liberação das emendas parlamentares individuais até o mês de junho/09.

 

Leia na íntegra a carta:

 

Senhor Presidente:

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo obstinado trabalho em prol do municipalismo Brasileiro.

Graças a vossa intervenção, estamos tendo voz e vez no cenário Nacional.

Aproveito para informar que o Município de Bandeirantes está localizado no Norte Pioneiro/Velho do Paraná, com uma população de 32.762 habitantes, distante 400 km de Curitiba, com uma economia predominantemente agrícola (leia-se cana-de-açucar) e constituída pela uma grande massa de trabalhadores rurais volantes (vulgo bóias-frias).

Como poderá constatar, tivemos uma perda de repasse no FPM de 630 mil reais no primeiro trimestre, comparativamente ao mesmo período do ano passado, significando um caos para a combalida realidade econômica local.

Somos sabedores do esforço e da luta dessa grande liderança em prol de uma distribuição equitativa e justa aos empobrecidos pequenos rincões dessa nossa amada e desigual terra chamada BRASIL.

Confiante na determinação desse destemido "homem público", venho reforçar a nossa bandeira do fortalecimento do municipalismo brasileiro, pedindo uma posição da CNM, sobre os assuntos abaixo elencados:

a) – Reposição imediata (urgente) das perdas do FPM em relação (comparativo) ao mesmo período de 2.008;

b) – Programa MINHA CASA, MINHA VIDA, estender para todos os Municípios;

c) – Novo cálculo e parcelamento automático das dívidas do INSS;

d) – Pagamento das emendas dos anos anteriores e a liberação das emendas parlamentares individuais até o mês de junho/09.

Antecipadamente, agradeço o esforço desse companheiro.

Parabéns.

Abraços e saudações municipalistas.

Celso Silva

Prefeito de Bandeirantes – Paraná.

Vice-Presidente da AMUNOP – Associação dos Municipios do Norte do Paraná.