Prefeitura de Bandeirantes intensifica ações no Maio Laranja em combate ao abuso infantil

Representantes da Secretaria de Educação, Professoras Aline Firmino Neves Vasconcelo, coordenadora pedagoga e Maria Leticia Bufalari Cunha(foto),  participaram da 2ª edição do Jornal Operação Cidade nesta segunda-feira, 05/05.

Em destaque, o trabalho pedagógico intensificado que a Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Educação, está realizando durante este mês para promover o Maio Laranja, de conscientização sobre os abusos sexuais, visando proteger nossas crianças e adolescentes.

Elas destacaram a série de eventos que culminará no dia 28 de maio com uma Caminhada pela Conscientização: Uma caminhada será realizada, com saída da Praça Brasil-Japão até a Prefeitura Municipal, reunindo a comunidade em uma mobilização pela conscientização e prevenção ao abuso infantil.

Alertaram, ainda, a comunidade para que participe ativamente denunciando qualquer suspeita de abuso. Juntos, somos mais fortes na defesa dos direitos das nossas crianças.

Destaques do Programa de Atividades:

06 a 28/05/2024 – Biblioteca Itinerante com Contação de Histórias: Uma biblioteca itinerante percorrerá as Escolas e CMEIs, promovendo sessões de contação de histórias com enfoque na prevenção ao abuso infantil. Essa iniciativa busca educar e sensibilizar as crianças de forma lúdica e interativa sobre a importância de reconhecer e denunciar situações de violência.

02 a 23/05/2024 – Produções para o Festival de Desenhos e Poesias: Durante todo o mês de maio, serão realizadas atividades nas Escolas e CMEIs para incentivar as crianças a produzirem desenhos e poesias relacionados ao tema da prevenção ao abuso infantil. Essas produções serão expostas em um Festival, promovendo a expressão artística e o diálogo sobre a proteção das crianças.

28/05/2024 – Caminhada pela Conscientização: Uma caminhada será realizada, com saída da Praça Brasil-Japão até a Prefeitura Municipal, reunindo a comunidade em uma mobilização pela conscientização e prevenção ao abuso infantil. Essa atividade visa envolver a sociedade civil no combate a esse problema e fortalecer o compromisso coletivo com a proteção das crianças.

Capacitação para Professores (PREVISÃO – Julho/2024): No dia 22 de julho, será realizada uma capacitação para professores sobre o Projeto Infância Segura, no Auditório Thomas Nicoletti da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Essa iniciativa tem como objetivo preparar os educadores para identificar sinais de abuso infantil e atuar de forma eficaz na proteção das crianças.