Primavera vai começar com cara de alto verão

O final do inverno e o começo da primavera no Paraná terá cara de verão. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os próximos dias serão de temperaturas altas em todo o estado, com a possibilidade de chuvas isoladas e a formação de nuvens em áreas próximas de serra, na região litorânea e na divisa com Santa Catarina. Com isso, a tendência é que a Capital registre consecutivos dias de calor, com a temperatura máxima absoluta se mantendo perto dos 30ºC.

A situação “pouco usual” se deve ao fato de que uma frente fria avança pelo sul do Brasil, mas não tende a evoluir até o Paraná, já que o ar mais quente e o fluxo dos ventos em altitude impedem que o sistema frontal ingresse no Estado, segundo explica o meteorologista Fernando Mendes.

“A frente fria não vai chegar ao Paraná, é uma frente estacionária e que vai atuar mais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Então há uma situação de bloqueio, a frente fria não avança. Com isso, vamos ficar num ambiente muito semelhante ao visto nesta quinta-feira (17), com a temperatura se mantendo próximo dos 30ºC na Capital”, afirma.

De acordo com o meteorologista, embora seja possível, dificilmente teremos uma mudança nessa tendêndia de não progressão da frente fria. Com isso, a expectativa é que nos próximos dias o Paraná e Curitiba quebrem novamente recordes de temperatura. “Com o tempo seco que está sendo aguardado para os próximos dias, o calor deve ganhar ainda mais força, e novos recordes para o ano devem ser registrados nestes últimos dias do inverno 2015”, escreveu a meteorologista Sheila Radmann da Paz Rivas.

Nesta última quinta-feira (17), a temperatura máxima na Capital foi de 30,8ºC, o maior valor registrado para o mês de setembro desde 2012.

 

 

FONTE – BEMPARANÁ