Professores estaduais decidem suspender greve no Paraná

Os professores estaduais do Paraná decidiram em assembleia na manhã desta segunda-feira (31) suspender a greve da categoria iniciada no dia 17 de outubro. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a reunião em Curitiba contou com a participação de mais de 3 mil educadores.

Ao final da assembleia, a categoria decidiu que as aulas serão retomadas já a partir desta terça-feira (1º). "É preciso que fique claro que a orientação é para que os trabalhos sejam retomados nas escolas que estavam em greve. Nos colégios ocupados, a decisão é dos grêmios estudantis. A nossa posição é de apoio e proteção aos alunos mobilizados", comentou o presidente do sindicato, Hermes Leão.
 
Em nota, o APP-Sindicato informou ainda que “os educadores entendem que as negociações com o governo precisam avançar efetivamente”. "A qualquer movimento de ataque aos direitos das categorias envolvidas, a greve poderá ser retomada", adiantou Leão.
 
Com a paralisação e as ocupações das escolas estaduais por alunos contrários, entre outros, à proposta do governo federal de reforma do ensino médio, aproximadamente um milhão de estudantes ficaram sem aulas no estado.
 
No início da greve Leão apontou que "um dos principais motivos que levou à paralisação foi o fato de o governador Beto Richa (PSDB) ter voltado atrás no compromisso de pagamento da data-base da categoria para janeiro de 2017".
Em outra assembleia realizada no dia 22, os professores decidiram manter a greve.
 
A emenda que altera o pagamento dos servidores foi apresentada por Richa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 3 de outubro e começou a ser analisada pela comissão de orçamento. No dia 11 de outubro o governo encaminhou para a Alep um ofício parando a tramitação da emenda.
 
E, no dia 20, o governo do Paraná afirmou que tiraria a emenda desde que as categorias de servidores em greve voltassem às atividades. A retirada pode ser feita até o fim de novembro.
 
 
 
FONTE – G1 – PR