falm

Programa “Falm de rádio” levou dicas para acabar com as pragas

 

falm

 

 

{nomultithumb}

No programa "Falm de Rádio" que vai ao ar todos os sábados das 07:00 as 07:30, elaborado e apresentado pelos acadêmicos da UENP – Universidade Estadual Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel (Falm), com a coordenação do professor Valdir Lopes, apresentou deste sábado, (12), algumas dicas para acabar com as pragas. O programa foi elaborado pelas acadêmicas, Natália Macari e Grasielle de Abreu, formandas do 8º semestre de Agronomia, confira algumas delas:

Dicas para acabar com as pragas como lesmas ou caracóis: use armadilhas, feitas com isca de cerveja para atraí-los: tire a tampa de uma lata de azeite e enterre-a deixando a abertura no nível do solo. Coloque dentro um pouco de cerveja e sal, as lesmas e os caracóis caem na lata atraídas pela cerveja e morrem desidratados pelo sal.

Para espantar as formigas é só espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros. Além disso, o gergelim colocado sobre o formigueiro ajuda a eliminar o ninho das formigas. Em ataques severos, recomenda-se o uso de iscas formicidas, à venda em casas especializadas em produtos para jardinagem. Se souberem de onde as formigas estão vindo, espalhe hortelã seca, ao longo de sua trilha; para espantá-las dos armários use fumo picado, cravo da índia, limão murcho ou coentro. Também podem plantar hortelã perto de portas e janelas; identifique os buraquinhos por onde elas saem e tape-os com pedaços de sabão; e para espantá-las do açucareiro coloque pedaços de limão dentro.

Ótima dica para espantar moscas e mosquitos: corte limões ao meao e espete vários cravos, e espalhe pelo ambiente. Outras dicas para espantá-las são: colocar um galhinho de arruda seco sobre a mesa da cozinha, ou misturar pimenta do reino em um prato com vinagre ou leite e deixar no ambiente onde as moscas incomodam, como em cima da mesa.

Cupim, este que fica rondando a nossa casa preste atenção: cuidado pessoal, muitas pessoas utilizam querosene para eliminá-los, porém essa prática é muito perigosa… procure lojas que vendam cupinicidas de qualidade e aplaque-os apenas nos móveis atingidos!

Para espantar as traças, espalhe pelos armários e gavetas pimenta do reino em grão e ao invés de colocar naftalina nas gavetas, coloque ramo de louro (a planta) é ótimo, e não deixa cheiro.

Quem tiver problemas com lagartas e pulgões, primeiro preste atenção se há joaninhas no local, se tiver, fique tranqüilo que elas estão realizando um controle biológico natural, comendo os pulgões que sugam a seiva das plantas e transmitem doenças. Se não houver joaninhas no quintal aí é só misturar 100 g de fumo em corda cortado em pedacinhos com 1 litro de álcool e junte 100 g de sabão e deixe curtir por 2 dias. Para aplicar utilize 1 copo do produto em 15 litros de água.

Outra dica para combater os pulgões, ácaros e algumas lagartas é o cravo-de-defunto, o crisântemo. Para preparar você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto e 10 litros água misture-os, leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora ou então deixe de molho (picado) por dois dias. Depois coe o caldo obtido e pulverize nas plantas atacadas.

Controlando vaquinhas e grilos? Os ingredientes são: 500 g de pimenta vermelha (malagueta) + 4 litros de água + 5 colheres (sopa) de sabão de coco em pó. Bata as pimentas em um liquidificador com 2 litros de água até a maceração total. Não se esqueça de coar o preparado e misturar com as 5 colheres (sopa) de sabão de coco em pó, acrescentando então os 2 litros de água restantes. Aplicação: pulverizar sobre as plantas atacadas.