Se depender da Concessionária duplicação da BR 369 começa em 60 dias

Londrina – A concessionária Triunfo/Econorte destacou recentemente que se depender da empresa, a duplicação da BR 369 no trecho entre Jataizinho a Cornélio Procópio poderá ser iniciado em 60 dias. A afirmação é do presidente da empresa, Hélio Ogama, que recebeu representantes da sociedade civil organizada, entidades de classe, técnicos, prefeitos e políticos na sede da concessionária em Londrina e apresentou a primeira etapa da duplicação que será feita entre Jataizinho e Uraí em um trecho de cerca de 16 quilômetros. Segundo o presidente da Econorte, Hélio Ogama, a duplicação da BR 369 entre os quilômetros 90,05 ao 125,205, entre Jataizinho e Cornélio Procópio terá 34,704 quilômetros com a construção de pista dupla, 4 pontes e cinco intercessões, com trevos e acessos mais seguros, principalmente em Uraí e no distrito de Congonhas, em Cornélio Procópio. O anuncio acontece um ano após o movimento “BR 369 – Duplicação Já” iniciar uma forte campanha para sensibilizar as autoridades da necessidade desta obra.  Com apoio de toda a mídia regional, o movimento foi recebido pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa e pelo governador Beto Richa, em audiências realizadas em junho do ano passado. Antes, o movimento promoveu uma audiência pública no centro de eventos da Sociedade Rural de Cornélio Procópio que contou com a participação de cerca de 400 pessoas. “Nosso movimento ganhou peso após esta audiência e o resultado já pode ser constatado nesta reunião em Londrina, um ano depois”, afirmou a presidente da Amunop – Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Clea Márcia Bernardo de Oliveira, prefeita de Leópolis. Para o presidente da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio, Oswaldo Trevisan, a expectativa do início da duplicação tomou conta de todos os segmentos da sociedade regional. Ele questionou o presidente da Triunfo/Econorte, Hélio Ogama sobre os prazos previstos para que os “tratores e máquinas comecem a roncar na rodovia”, disse. “Nós temos uma reunião com a nossa comunidade nos próximos dias e quero levar para todos a certeza de que a concessionária vai começar as obras até no máximo em agosto deste ano. Não queremos iludir nossa região com expectativas sem a garantia oficial. Estamos muito ansiosos para que esta rodovia seja duplicada o mais rápido possível”, observou Trevisan. O prefeito de Santa Mariana, Jorge Nunes também elogiou o projeto e pediu empenho da empresa para que a duplicação chegue a Santa Mariana. “São Apenas seis quilômetros para que nossa cidade seja beneficiada com o projeto. Mas se fizerem as terceiras pistas onde é necessário, já melhora e muito o tráfego naquela rodovia”, disse Jorge Nunes. 

Decisão é do governo

O presidente da Triunfo/Econorte apresentou sete requisitos para que a obra comece e o primeiro trecho seja iniciado no prazo estabelecido. Conforme Hélio Ogama, é preciso primeiro Aprovação do projeto final de engenharia pelo poder concedente; Adequação do programa de investimento entre a concessionária e o poder concedente; Homologação da adequação pela Agencia Reguladora, a Agepar; Elaboração do termo aditivo. Encaminhamento para ciência ao Ministério dos Transportes; e o Início das obras. O governo do estado estava representado por técnicos do DER – Departamento de Estradas e Rodagens e pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que lidera a bancada oficial na assembleia e abraçou o movimento de duplicação desde o início. Romanelli adiantou que as medidas burocráticas para o início das obras não deve encontrar nenhuma resistência. “Como o governador Beto Richa já se comprometeu pessoalmente com esta duplicação, temos certeza que os prazos serão rigorosamente cumpridos para que a concessionária inicie as obras”, afirmou o parlamentar. O líder do governo disse ainda que esta duplicação é extremamente importante para o Norte Pioneiro porque permitirá mais segurança aos motoristas, escoamento de toda a safra que é produzida na região e permitira mais agilidade aos motoristas que precisam viajar para São Paulo ou região oeste do Paraná, por Londrina. “O número de acidentes que tivermos nesta rodovia desde a implantação das duas praças de pedágio chamou a atenção pela sua gravidade, sem contar as dificuldades que os produtores rurais têm para transportar a safra para os grandes centros e para o Porto de Paranaguá e que utilizam este trecho para isto. Esta é uma reivindicação justa e temos certeza que não será estas medidas burocráticas que vai atrasar o inicio da duplicação. Queremos entregar esta obra ainda neste mandato”, garantiu Romanelli.

19 anos de pedágio

A concessionária Triunfo/Econorte explora o Lote 1 do Anel de Integração há 19 anos. A empresa começou as atividades em 1977 nas três praças de pedágio localizadas em Jataizinho, Jacarezinho e Sertaneja. Neste período foram construídas 8 bases operacionais com ambulância e guinchos, 2  balanças de pesagem, serviços de terceira pista em vários trechos, melhorias na sinalização e manutenção permanente dos trechos. A malha rodoviária administrada pela Econorte envolve 341 quilômetros distribuídos em cinco trechos, sendo três estaduais e dois federais, as BRs. 369 e 153, e as PRs. 323, 445 e 090. Estes segmentos rodoviários ligam 15 municípios do norte do estado. Todos estes municipios recebem impostos gerados nas três praças. Na reunião realizada em Londrina a empresa apresentou um resumo das atividades que são realizadas 24 horas por dia. Só no atendimento a feridos em acidentes na rodovia nestes 19 anos, foram realizadas mais de 16 mil operações de resgate.

Fonte: (Assessoria da Amunop) (Fotos – Eduardo Esteves/Divulgação)