v_a_c_i_n_a

Vacina contra meningite “C” já está a disposição nos Postos de Saúde do Paraná

v_a_c_i_n_a

A vacina contra a meningite C passa a integrar o calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e já está disponível em todos os postos de saúde do Paraná. As crianças maiores de três meses e menores de dois anos são o público-alvo para receber a dose do medicamento. Para imunizar os filhos, os pais devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e os documentos do filho.

As crianças menores de um ano devem receber duas doses, com dois meses de intervalo e um reforço entre o 12º e 15º mês de vida. A recomendação do calendário básico é bem específica e determina que a primeira dose seja dada com três meses e a segunda com cinco meses. Como a vacina está em fase de implantação, essa recomendação pode ser flexibilizada. Já para as crianças maiores de um ano e menores de dois anos recebem uma dose única.

Entre os vários tipos de meningite, a tipo C é uma das formas que podem evoluir com gravidade. Em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPCTV, José Lúcio dos Santos, superintendente da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), explica que em alguns casos, a meningite tipo C pode causar problemas de visão, surdez e até a morte.

A vacina é considerada segura e tem taxa de efetividade alta. Santos recomenda que as crianças que tem algum problema de saúde ou estão fazendo tratamento tenham o acompanhamento do pediatra para saber se já podem receber o medicamento. Se for o caso, não há problema em esperar mais para tomar a dose. "Não é uma campanha de vacina. Ela está sendo introduzida no calendário básico de vacinação desde o segundo semestre. No Paraná, desde setembro e outubro, e atende uma aspiração das autoridades de saúde, que reivindicavam a introdução dessa vacina no calendário do SUS", explica.